Olá a todos!
Recentemente enfrentei um problema em que meu domínio personalizado hospedado na Vercel não carregava através da rede Starlink no Brasil, apresentando timeout na conexão HTTPS (porta 443).
O mesmo domínio funcionava normalmente através de outras redes móveis e de banda larga.
O que descobri
Após realizar testes de conectividade, traceroute e testes diretamente contra os IPs da Vercel, identifiquei que o problema estava relacionado a um IP específico:
216.198.79.1 → inacessível pela minha conexão Starlink, com timeout.
216.198.79.65 → acessível normalmente pela mesma conexão Starlink, com HTTPS funcionando.
Também consegui confirmar que o domínio funcionava corretamente quando a conexão era direcionada diretamente para 216.198.79.65, retornando HTTP 200 da Vercel.
Isso indicou que o problema não estava no projeto ou na aplicação hospedada na Vercel, mas na rota/conectividade entre a rede Starlink e aquele IP específico da infraestrutura da Vercel.
Solução no meu caso
Meu domínio raiz estava configurado com um registro DNS do tipo A apontando para:
216.198.79.1
Alterei o registro A do domínio raiz (@) para:
216.198.79.65
Depois da atualização do DNS e da propagação dos novos dados, o acesso voltou a funcionar normalmente pela Starlink.
Se você estiver enfrentando o mesmo problema
Vale a pena verificar se o seu domínio está apontando diretamente para um IP da Vercel que esteja apresentando problemas de conectividade na sua região.
Não recomendo simplesmente assumir que 216.198.79.65 será o IP correto para todos os casos. O ideal é verificar a configuração atual fornecida pela própria Vercel e testar a conectividade a partir da rede afetada.
Para subdomínios, também pode ser preferível utilizar a configuração CNAME recomendada pela Vercel, quando aplicável, em vez de fixar manualmente um IP.
Espero que esse relato ajude outras pessoas que estejam enfrentando um problema semelhante com Starlink + Vercel.
Aproveitem e visitem meu portfólio. renanwinicyos.com